Imposto de Renda: declare e doe para fundo municipal

Orientada pela Fecam (Federação Catarinense de Municípios), a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social de Guaramirim começou ontem uma campanha para reverter parte das declarações de imposto de renda ao Fundo Municipal da Infância e da Adolescência (FIA). A ação também deve ser replicada nos outros municípios da microrregião, já que a intenção é mobilizar todos os municípios do estado. “O fundo vive só de doações, então nós temos uma média por ano.

Só que com o número de empresas que temos no município, as doações ainda são baixas”, aponta a gerente de conselhos municipais, Elizete Luzia Pereira. Para o FIA de Guaramirim neste ano, o valor de R$ 200 mil será revertido para projetos inscritos por entidades através de edital – como Apae, Bombeiros Voluntários, Ação Social, entre outros. Para doar, ao declarar o imposto como pessoa física é possível destinar 3% e, se for jurídica, pode doar até 1% do lucro real.

Os recursos são destinados a uma conta específica para o fundo, que é gerido por um conselho municipal e ficam disponíveis para o próximo ano. “É importante porque conseguimos manter o dinheiro aqui, não vai para o governo federal e ninguém precisa tirar nada do bolso”, destaca Elizete.

Para maiores informações, ligue (47) 3373 0166 — Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitacional.

Fonte: OCP Online