Guaramirim, primeiro município do estado a aprovar projeto 100% digital

0

O Projeto Digital surgiu de uma ideia da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano através do Secretário Jiuvani Assis Assing, que buscou inspiração e conhecimento através de outros municípios que já inteiraram ou tentaram inteirar o processo digital. A grande novidade no município de Guaramirim, é que todo o processo vai ser digital — com assinatura eletrônica e sem necessidade de impressão e movimentação de papel, tanto na entrada como na saída.

A plataforma está passando por fase de testes e já estão sendo gerados os primeiros alvarás — a entrada do documento ainda vem em papel, mas os próximos estarão regularizados e dentro do formato digital. O próximo passo será a criação de um marco regulatório com a apresentação para a comunidade, profissionais e câmara de vereadores, do programa e todo o processo digital que será denominado E-aprove.

O projeto encontra-se na fase final de elaboração dos decretos e da legislação pertinente a esta situação. O sistema está montado numa plataforma prática e eficiente, tanto para os técnicos internos como externos.

As empresas que irão cadastrar projetos no município não precisarão se deslocar até a prefeitura para fazer os protocolos, solicitar análises ou gerar taxas, com apenas alguns cliques, de qualquer cidade do país ou até do exterior, terão todo o material em mãos.

As análises passarão a serem feitas de forma mais rápida, poupando tempo dos empresários e profissionais. Isso irá gerar uma economia em todo o processo, acarretando em uma maior disponibilidade dos técnicos e profissionais para projetar e planejar o município de Guaramirim dentro das medidas e metas que o governo tem.

Dentro de SC, segundo conversa realizada com a empresa IPM, Guaramirim tem o título de primeiro município do estado a aprovar o projeto 100% digital, fazendo com que se torne referência nacional.

Compartilhe: