Guaramirim faz parte do Conecta Biblioteca. Conheça o programa!

0

Realização da ONG recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estimulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades.

O programa tem o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para esses equipamentos culturais, especialmente jovens em situações de vulnerabilidade social. Para isso, promove apoio e formação continuada a uma rede de profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação. Adicionalmente, o Conecta Biblioteca visa contribuir com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas.

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da fundação Bill & Melinda Gates.

Participam da iniciativa 92 bibliotecas em 24 estados e Distrito Federal, reunindo 18 bibliotecas públicas na região Sudeste, 99 no Sul, 11 no Centro-Oeste, 35 no Nordeste e 19 no Norte. Até o final do programa, espera-se que os participantes possam atender, em média, cerca de 115.000 pessoas por mês.

Objetivos do programa:

• Fortalecer as habilidades dos profissionais de bibliotecas;

• Aumentar o número de novos usuários;

• Desenvolver sustentabilidade.

Compartilhe: