Conselho Municipal de Turismo tomou posse nesta terça-feira, 11

Nesta terça-feira (11) pela manhã aconteceu a posse da nova gestão do Conselho Municipal de Turismo, instituído pela Lei nº 3637/2009. O evento, sediado na Câmara Municipal de Vereadores, reuniu representantes da administração municipal e da iniciativa privada, bem como de entidades locais.
A solenidade de posse teve início com uma breve apresentação artística de Luciano Feitosa, humorista e artista circense residente no município e conhecido nacionalmente. Em seguida, assumiu a palavra Osni Bylaardt, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, sucedido por Luis Antonio Chiodini, prefeito municipal, que reforçou a importância de um conselho atuante, com o objetivo de potencializar a atividade a atividade turística municipal.
Durante a cerimônia de posse, os novos conselheiros foram presenteados com mudas de palmeira-real, notório símbolo da agricultura municipal, gentilmente cedidas por Ouro Verde Mudas, produtor local de palmáceas.
Após o ato de posse, o encontro contou com uma palestra ministrada por Fenísio Pires Junior, gerente de turismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul e grande motivador da atividade turística. Apresentando um panorama do turismo regional, Fenísio, que há 20 anos trabalha na área, frisou que a atividade turística movimenta 52 setores da economia e, citando Henry Ford, salientou a importância do associativismo.
Para encerrar a solenidade, o dia 15 de agosto foi anunciado como data da primeira reunião da nova gestão do COMTUR.
Os novos conselheiros, representantes da administração municipal e da iniciativa privada, são Rodrigo Ademir da Silva, Elvira Maria Radwanski, Franciele Carneiro dos Santos, Marister Câmara Canto, Cláudio Eduardo Maba, Volnei Acácio Graf, Denilton José Malinski, Mathias Tomzack, Edmar Antônio Paludo, Edson Pedro de Souza, Kênia Tamara de Souza Zimmermann, Janice Andreia Kunzler, Alcibaldo Pereira Germann, Luciana Tonet, Rogério Souza Silva, Gutenberg Lopes Guedes, Moacir di Camargo, Benedito Agnaldo Dias, Alexsandre Osni Girardi, Altair Ruon, Camila de Macedo Golba, Luiz Olczyk, Tomé Zimmermann, Vilmar Junckes, Paulo Correa, Fernando Klabunde e Elivelton Dalpra.
Compete ao Conselho Municipal de Turismo sugerir diretrizes básicas a serem obedecidas na política municipal de turismo, estimular as iniciativas pública e privada tendentes a desenvolver o turismo no Município, fomentar, direta ou indiretamente, as iniciativas, planos, programas e projetos que visem ao desenvolvimento da indústria do turismo, coordenando a execução de projetos considerados de interesse municipal e promover, junto às autoridades competentes, os atos e medidas necessários ao desenvolvimento das atividades turísticas, à melhoria ou ao seu aperfeiçoamento dos serviços oferecidos aos turistas e à facilitação do deslocamento de pessoas no território municipal, com finalidade turística.